EDUCAÇÃO

Equipe do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) vence maratona de programação

Publicada em: 19/11/2012 15:46
Imprimir
Fonte: ITA

Alunos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) participaram da final brasileira da Maratona de Programação 2012, organizada pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), nos dias 9 e 10 de novembro, em Londrina (PR), e receberam medalhas de ouro e prata.

O evento foi realizado pela Universidade de Londrina (UEL) e contou com a participação de 50 equipes de todas as regiões do Brasil, entre elas duas equipes do ITA, que obtiveram classificação dentre as 545 inscritas na primeira fase da competição.

A equipe do ITA “jQuery Bool, jQuery char!”, composta pelos alunos Gabriel Luís Mello Dalálio (4º ano de engenharia de Computação), Felipe Lopes de Freitas (3º ano de Engenharia de Computação) e Fernando Fonseca Andrade Oliveira (2º ano Fundamental), foi a única equipe na competição a conseguir solucionar nove problemas entre os dez propostos, ficando em primeiro lugar do Brasil.

O “jQuery Bool, jQuery char!” é uma das equipes brasileiras classificadas para representar o país nas finais mundiais do concurso International Collegiate Programming Contest, que será realizado em junho de 2013, em São Petersburgo, na Rússia.

A segunda equipe do ITA, “MargarITA”, composta pelos alunos Diogo Bonfim Moraes Morant de Holanda (5º ano de Engenharia Eletrônica), Walter Carlos Pessoa Cacau Filho e Luca Mattos Möller (5º ano de Engenharia de Computação), também disputou a final brasileira. Conseguiu solucionar seis questões e terminou na quinta posição, recebendo medalha de prata.

As equipes do Instituto tiveram como orientador o professor Armando Gouveia, da Divisão de Ciência da Computação. “O ITA participa do evento há onze anos e esta é a terceira vez que conquista o troféu de campeão brasileiro. Agradeço o importante apoio da empresa GSW (www.gsw.com.br) e do Banco BBM (www.bancobbm.com.br) às equipes do ITA neste ano”, diz o professor.

Sobre a Olimpíada: Foram propostos dez problemas de programação que os estudantes buscavam resolver durante as cinco horas de competição, com cada equipe constituída por três estudantes. Contra o relógio, os competidores dispuseram apenas de um computador e material impresso. O primeiro critério de classificação é o número de problemas resolvidos corretamente. Em caso de empate é usado o tempo corrigido para solução do problema, considerando o tempo de prova em que a solução correta foi enviada somada a uma penalidade por submissões incorretas anteriores. Mais informações http://maratona.ime.usp.br.

Assunto(s): ,